ter um negocio e barra pesada. precisa saber lidar com as obrigacoes prazos funcionarios contas e etc. mas para que uma empresa funcione ela precisa ter caixa que so e possivel com o pagamento de clientes que precisam dos servicos para algum fim. e lidar com eles tambem nao e facil.como as pessoas variam em personalidade pode se dizer que muitas acabam tratando o contratado de maneiras diferentes porem alguns perfis podem ser encaixados em grupos e e de extrema importancia saber tratar cada um de um jeito especificado. veja como identificar esses perfis e como atende los. o apressadinhocomo ele e geralmente e o cliente que quer tudo na hora. pra ele o tempo e extremamente valioso e enquanto nao recebe a ajuda que precisa para resolver o problema esta tendo prejuizo. assim ele pode nao medir muito as palavras para falar com a empresa que contratou. como lidar com ele atualmente as empresas tem adotado o whatsapp business como canal de contato com os clientes a fim de demonstrar rapidez pelo menos para que esse cliente sinta que esta tendo retorno imediato mesmo que sua solicitacao ainda leve tempo para ser atendida. o chat ao vivo tambem e uma otima ferramenta. o desligadocomo ele e precisa fazer uma solicitacao ou tem um problema mas nao se toca muito e acaba esquecendo. a questao e que quando ele se esquece de dar um retorno ou de enviar alguns dados ou ate mesmo da solicitacao em si ele acaba responsabilizando o contratante por tudo.como lidar com ele o ideal e treinar a equipe para lidar com esses clientes. os desligados geralmente sao mais tranquilos mas nao merecem menos atencao. deve se ficar no pe dele para que ele cumpra a parte dele na solicitacao a fim de que tudo seja resolvido o quanto antes para a esteira se movimentar. o influenciadorcomo ele e aquele cliente que vai a algum canal publico para expressar sua frustracao. geralmente ele e um passo mais avancado de qualquer outro perfil de cliente que nao foi devidamente atendido entao ele utiliza as redes sociais por exemplo para expor a empresa a fim de pressionar uma solucao e influenciar os outros que podem chegar a ver. como lidar com ele trata lo com atencao para que caso aconteca nao volte a se repetir. evitar desculpas e agir com rapidez para atende lo a fim de que nao chegue nunca a esse ponto com este em particular ou qualquer outro.. a opiniao publica sobre uma empresa e extremamente importante e deve ser sempre impecavel. o agressivocomo ele e e o famoso ganha no grito . pra ele tem que ser na hora ou ele cancela o servico. ele nao quer saber se tem uma fila de demandas ou de urgencias ele quer pra ontem e pega pesado. ele sempre vai dizer que o servico esta insuficiente que quer cancelar e tudo mais.como lidar com ele ele nao vai estar muito a fim de ouvir desculpas. a ideia e respirar fundo e nao entrar em confronto. claro que se deve defender sua posicao caso esteja correto na questao mas o cliente sempre usara de argumentacoes mais agressivas para conseguir o que quer depressa. o proposito e atende lo sem se deixar levar pela emocao. o independente como ele e geralmente ele acaba pensando que sabe mais que quem oferece o servico. as vezes isso e bom pois pode dispensar treinamentos e muito tempo perdido com orientacoes simples mas ele acaba por mexer onde nao deveria e causar dores de cabeca e tempo perdido em dobro pra ter que ajustar.como lidar com ele o principal e explicar desde o inicio o que esta nas maos dele e o que esta nas maos da empresa onde ele pode mexer e onde ele nao deve se meter tanto para o bem dele quanto para o bem da empresa que nao vai perder tempo para consertar coisas que nao deveriam ter sido baguncadas. outra coisa interessante e implementar um canal onde ele consiga se virar pois como ele gosta de ser independente e ate bacana que ele consiga resolver o problema dele de maneira autossuficiente. o atendimento precisa sempre ser preventivo e para cada perfil deve haver um tratamento. mesmo com solicitacoes de melhorias os clientes podem agir desta forma mas o ideal e estar um passo a frente deles em qualquer situacao