O WordPress foi por anos o queridinho dos webdesigners na construção de sites, devido a versatilidade de funções e plugins que oferece para que páginas possuam diversas funções. Porém, como nem tudo são flores, a plataforma vem decaindo em alguns pontos com clientes demonstrando frustrações em questões simples porém recorrentes como limitações e problemas graves de segurança.

Ter um portal na internet para sua empresa ou blog é basicamente obrigatório para que se consiga chamar a atenção, conseguir visitantes e leitores, e até mesmo novos clientes. Mas para ter seu portfólio na internet ou publicar conteúdo, é necessário que o portal seja construído usando uma plataforma estável e segura, onde você possa confiar suas informações e que tudo funcione como deve.

Por ser "o que todo mundo usa", o WordPress é extremamente popular. Porém para desenvolveres que recebem demandas mais complexas pode acabar sendo uma baita dor de cabeça que pode refletir no bolso do cliente.

LIMITAÇÕES ESTRUTURAIS E TÉCNICAS

O WordPress não obedece a algumas hierarquias impostas na escrita de um código mais complexo. Quando uma alteração mais elaborada é solicitada pelo cliente, o desenvolvedor precisa encontrar uma saída mais complexa caso não encontre extensões ou plugins gratuitos disponíveis, o que acaba por lhe custar mais tempo e um resultado que pode acabar não saindo como esperado. Isso sem falar no valor a ser cobrado que pode ficar absurdo por conta da dificuldade.

A plataforma também tem um probleminha por não ser compartível com o padrão MVC (Model, View, Controller) ou está em conformidade com o Princípio de Responsabilidade Única e subseqüentemente encoraja padrões de código deficientes. E exatamente por causa disso que o desenvolvimento de sites no WordPress pode acabar ficando bem mais lento do que em outras plataformas. Ainda tem os plugins que, apesar de serem muito úteis, podem entrar em conflito com outros, causando bagunça para ser arrumada depois.


PROBLEMAS DE SEGURANÇA, QUERIDINHOS DOS HACKERS

O WordPress é contante alvo de ataques de hackers e um dos motivos é justamente por conta dos plugins. De acordo com Anthony Wing Kosner, da Forbes, o WordPress dispensa codificar o php justamente por conta dessas funcionalidades disponíveis por aí. E por causa delas que os hackers tentam infiltrar em sites alheios e roubar informações ou derrubar por diversão.


FALHAS DE SEO: O SITE NÃO APERECE NO GOOGLE

O SEO (Search Engine Optmization) do WordPress é limpinho e pode ajudar a melhorar seus resultados nos buscadores. Porém falha constantemente por conta do sistema ser bastante limitado mesmo com o plugin instalado e funcionando perfeitamente.


FALTA DE SINGULARIDADE

Apesar de pronto e totalmente estilizado, as chances de encontrar outros sites parecidos com o seu por aí são muito grandes justamente pelas limitações de design oferecidas pela plataforma. O único jeito de ter um site realmente único no WordPress é abusar de desenvolvimento com um especialista na plataforma com conhecimentos avançados em CSS, HTML e PHP.


MAS E AÍ, O WORDPRESS VALE A PENA OU NÃO?

O WordPress conquistou uma popularidade merecida por conta da sua facilidade de uso, personalização simples e os famosos plugins. Mas por conta de algumas dificuldades mais profundas, pode acabar saindo uma armadilha um tanto cara, insegura e irreversível.

Quero conhecer outra opção!

Conheça o que a Clubesix tem a oferecer que irá mudar a sua forma de ser visto na internet.

Quero conhecer outra opção!

Conheça o que a Clubesix tem a oferecer que irá mudar a sua forma de ser visto na internet.

Conte-nos o que achou desta publicação